quinta-feira, 13 de novembro de 2014


 
CENTRO UNIVERSIDADE UNIVERSITARIO UNIJORGE

CURSO DE LETRAS COM INGLES /

 DISCIPLINA / ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LINGUA INGLESA 

ORIENTADORA: GINA TEXEIRA  
ALUNO; CARLOS MAGNO

 
PORTIFOLIO PARA  ANALISE : CONTUDO DE ASSUNTOS PARA APLICABILIDADE DAS AULAS E ORIENTAÇÃO DOCENTE PARA ESTAGIO /  SEMESTRE 2014.2

PERIODO DE AGOSTO A NOVEMBRO

-Primeiros momentos de aulas preparatório para o estagio

Aulas pautadas em ensino comunicativo e em atividades escritas e orais individuais em grupo para estudo dos assuntos gramaticais seguindo uma sequência lógica e bastante interativa nos levando a uma compreensão dos assuntos;

Exposição de slid para aprendizagem dos conteúdos gramaticais / textuais e analise sintáticos; apresentação de vídeos; para intertextualidade e avaliação da capacidade interpretativa e tradução; Pratica e leitura  de textos e estudo de  pontos gramaticais e Politicas de Educção


EM UM SEGUNDO MOMENTO  CONTEÚDOS DE AULA DE ESTAGIA DA LINGUA INSGLESA 

A professora falou sobre a postura do docente em sala de aula, na atualidade , sempre compartilhando livros e dicionário atualizados para pesquisa e pratica de ensino.  Falou sobre a ética que deveríamos ser organizados , honestos , consciente dos nosso deveres ....

Mostrou que  teríamos que estar atento aos PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, para desempenhar um bom papel. Planejar nosso Plano Aula, para apresentar os assuntos de forma profissional.   Os professores devem ser participativos, trabalhar com intedisciplinaridade, interação, se capacitar, estar atualizado, articular esforços, ter utopia, acreditar no amanhã, fazer uma gestão democrática, utilizar seu currículo oculto, se adaptar aos projetos e trabalhar em rede.

A professora lançou a pergunta: "qual é a formação do professor de Língua Inglesa?" e "Qual o perfil ideal do professor de Língua Inglesa?" E foi dito, que o professor de Língua Inglesa, deve ter consciência e protagonismo juvenil. E a aula foi finalizada com o poema

Seguiu com orientação para preparação também do estágio presencial:
 Os conteúdos passados pela orientadora tem objetivado  o nosso desenvolvimento, para ampliar habilidade em reconhecer e produzir sequencias didáticas para estudos, e pratica em sala de aula. Cuidadosamente selecionadas para aplicação do ensino da Língua Inglesa, baseando-se nas competências de ensino-aprendizado dos PCN´S; ensino pratico de função em situações de ensino ;  Estudos foram sistematizados em tópicos gramaticais refletindo as “ funções “ e de forma muito profissional a orientadora , vem  ministrando as aulas; 
 
A metodologia  de ensino trazido pela Orientadora , nos ajudou a valorizar e perceber a importância  da atividades interativas entre professor–aluno e aluno-aluno , impulsionando a construção do saber em grupo ; que os estudos em  situações do cotidiano através de atividade contextualizadas ampliam muito mais o repertorio da pratica e ensino da Língua Inglesa;


 NUM TERCEIRO MOMENTO DE AULA
Entre o  mês de agosto de 2014,  sequio as aulas de Estágio em Língua Inglesa, em que a professora Gina Teixeira nos entregou o Plano de Atividades para o Estágio Supervisionado. Para que seguisse-mos toda orientação passa a passo. 


E a professora nos orientou dentro de um planejamento  quinzenal,  seguindo  oa passos:   determinação dos objetivos; eleção e organização dos conteúdos;  seleção e organização dos procedimentos de ensino.  
 
Um ponto importante também foi que a  professora , tinha explicado sobre:  imput: reading, writing; output: listen, speack.
 
Nos apresentou estrutura gramaticais, utilizando atividades de escritas e interpretativas e orais , também auxílios do dicionário em situações de necessidade; vídeos com conteúdo de pesquisa culturais e tópicos gramaticais e etc.

Segue mais alguns conteúdo das aulas de Estagio 
do mês de setembro .  Nestas aulas , aconteceram as apresentações de mini aulas, com os temas apresentados pelos alunos em equipe como avalição da sequencia didática aplicada para classes em escola: a onde cada equipe trabalhou com diversos gêneros articulando com a gramatica aplicada à língua Inglesa,  os mesmo  fizeram sua abordagem do gênero textual, ultilizando desnho dos clássicos e etc.
 

 
CENTRO UNIVERSIDADE UNIVERSITARIO UNIJORGE


CURSO DE LETRAS COM INGLES / DISCIPLINA  ESTAGIO SUPERVISIONADO

 

ALGUNS EXEMPLO DE SEQUENCIAS DE CONTEUDOS GRAMATICAIS APLICABILIDADE DE AULAS DE SEMESTRE 2014.2

PERIODO DE AGOSTO A OUTUBRO



CONTEUDOS  PREPARTÓRIOS PARA O ESTAGIÁRIO
APLICADOS EM SALA DE AULA DA FACULDADE


Na aula do DIA 28 / 08 /14  -           PLANO DE AULA

1 Nesta etapa a orientadora nos fez perceber as característica especificas de tudo que um professor precisará realizar em sala de aula com>  Dados / Objetivos / Conteudos / Procedimentos / Recursos / Metodologia

Na elaboração de um plano de aula devem ser consideradas vários pontos e critérios que unidos especificam quais os objetivos finais  .

A orientadora nos passou este critérios norteadores e outro mais para serem observados durante o estagio supervisionado assim como a pratica em docência.

Seguindo a linha: Ensino-aprendizado continuo

 EM SEGUIDA COMO ELABORAR UM PLANO DE AULA:
  
1- Passo: Definar o tema ;
2 Passo Obejetivo
3-Passo: Pesquisar textos e matérias
4-Passo Criar uma estratégia que conduza ao objetivo definido ; 5-Passo: Motivação ,
Desenvolvimento de atividades finais;   5-Passo -  Avaliar resultados finais

Como professores estagiários nós devemos planejar nossas aulas levando em conta esses critérios
São dicas valiosas as quais estão dentro das competências pedagógicas .

O inglês é uma das matérias que está entre as essenciais para a formação principalmente na fase  fundamental  escolar, isto por que, esta língua é a mais falada no mundo todo, e aprende-la pode aumentar as chances de evolução na carreira e desenvolvimento profissional. Mas há outras habilidades aprendidas como concentração, habilidade mental, habilidade de raciocínio, desenvolvimento criativo e aumento do nível cultural.
 
Para facilitar a assimilação nas  aulas de inglês em sala , com certeza precisaremos exercitar tais competências



   Habilidades dentro do processo de Estagio da Língua Inglesa é de importância:

Desenvolver  habilidades como : leitura, escrita, fala 

Com uso das Tecnológicas (conhecimentos) Neste pontos a orientadora teve o cuidado de trazer para sala de aula conteúdos exigidos pelo PCNS
Discutiu-se sobre  e diferentes tempos de  discursão didática, de forma aprofundada, sobre lugares e coisa nos textos e  atividades ; Falar por exemplo, comida e roupas  lugares; falar sobre animais; falar sobre suas experiências.- Wh-questions: subject; Wh-questions: object; Verbos Modais de obrigação, conselho e necessidade; Presente Perfeito Contínuo;  adjetivos; Segundo condicional; Passado Simples X Passado Perfeito; Can, could, may, might.

A forma de ensino contextualizado

Identificar, analisar e interpretar textos poéticos e teatrais da literatura de língua inglesa dos clássicos com enfoque na leitura de contos e romances.

Contextualização histórica, social e cultural do teatro  e da poesia produzidos nos cinemas ...  Nos despertaram como futuros professores a explorar também essa habilidade juntos as alunos, principalmente, porque vivenciamos um geração envolvida nas mídias e redes sócias;

Com esses conteúdos a coordenadora da disciplina nos ajuda a sermos profissionais e como o uso de novos tecnologia, que  juntos ao aluno ajudara na socialização de conhecimentos necessários a formação de profissional e da educação, assim nos fazendo compreender nossos papeis no mundo contemporâneo, e também sermos capazes de utilizar de maneira criativa, recursos tecnológicos também como recursos pedagógicos.



Neste momento apresenta as estapa da construção do meu Estagio Supervisionado em Ingles I

 




            RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

 

 

SALVADOR

2014



CARLOS MAGNO  DOS SANTOS






 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
sob a Orientação da Prof Esp. Gina Maria.
 
 
 
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
LICENCIATURA EM LETRAS
LET113GP – ESTÁGIO EM DOCÊNCIA: PRÁTICAS DE ENSINO EM LÍNGUA INGLESA I


                      SUMARIO


 
IDENTIFICAÇÃO
 
PERÍODO DO ESTÁGIO......................................................................... 
 
HITÓRICO DA INSTITUÍÇÃO DO ESTÁGIO...........................................
 
INTRODUÇÃO..........................................................................................
 
JUSTIFICATIVA........................................................................................
 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
 
RELATORIO E MEMÓRIal
 
AVALIAÇÃO
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA.


 
I-IDENTIFICAÇÃO
 
1.     ESTAGIÁRIA (O): CARLOS MAGNO REIS DOS SANTOS
      2.    MATRÍCULA: 131002857
3.    IDENTIFICAÇÃO DA  ESCOLA
4.    PROFESSOR  REGENTE:    LAVINIA BATISTA
     5.    ORIENTADORA DO ESTAGIO : GINA TEXEIRA
 
6.    COORDENADOR DO  ESTÁGIO  CURRICULAR DO  CURSO:
MARIA LAURA PETITINGA
 





- HISTÓRICO DA  INSTITUIÇÃO DO ESTÁGIO

 


I-                  3.1-Caracterização e  localização-estrutura e Funcionamento da Instituição.



II-               IDENTIFICAÇÃO



UNIDADE ESCOLAR - Colégio Estadual Azevedo Fernandes

ENDEREÇO – Rua do Açouguinho 07 – Pelourinho.
  Praça  José de Alencar- 11- Pelourinho
TELEFONE - 3321-5457        FAX - 3322-0348
 
 
 
 
3.3-Organograma
I-                  EQUIPE DIRIGENTE
DIRETOR - Maria Célia Brandão da Silva Sampaio
 
VICE- DIRETORES – Carmem Lucia Figueiredo Albuquerque
                                      Denlyze Dyanne Alves Fernandes
                                      José Antonio Correia de Souza
                                      José Jorge Mehmere Neto
                                      Ricardo Mirabal Machado
COORDENADORES – Cleonice Pinto Varela Albert
                                       Ileana Maria Alice Alves
                                       Marluce dos Santos Guimarães
                                     
 
SECRETARIOS – Jorge Silva
                            Rosilda                            
PERIODO- 2009 a  2011
GRAUS- 1º /2º graus
MODALIDADES DE ENSINO  - Ensino Regular de 1º e 2º grau
                                                        Eixo formativo ( IV/V)
                                                        Tempo de Aprender
                                                         Eixo formativo ( VI/ VII)
 

3.5-Filosofia da Instituição Escolar
Por acreditar que a prática não pode está dissociada da teoria, e partindo da ação-reflexão dessas práticas, é que encontraremos soluções para o quadro que ora se instala em nossa comunidade escolar, como:
-         Considerável índice de repetência;   Alto índice de evasão; Desmotivação do corpo discente e docente, entre outros.  Sentimos que é necessária uma transformação, para que a escola readquira sua função social, tornando-se um espaço prazeroso de conhecimento.
Formar  o cidadão não é tarefa apenas da escola. No entanto, como local privilegiado de trabalho com o conhecimento, ela tem grande responsabilidade nessa formação; recebe crianças e jovens, por certo número de horas, todos os dias, durante anos de suas vidas, possibilitando - lhes construir saberes indispensáveis para sua inserção social.    Para cumprir sua função social, a escola precisa considerar as práticas de nossa sociedade, sejam elas de natureza econômica, política, social e cultural, ética ou moral. Tem que considerar também as relações diretas ou indiretas dessas pratica com os problemas específicos da comunidade local a que presta serviços.
 
 
 
Objetivo de Alcance

      3.6-Clientela   :         Crianças , adolescente , jovens e adultos
 

NESTA ETAPA SEGUE PARTE DO MEU DESENVOLVIMETO DE RELATARIO SEGUINDO O SUMARIO
 

4- INTRODUÇÃO
 
            Sendo o Estágio de Língua Portuguesa com Inglesa uma exigência da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB Lei n 9394/96), este é um importante instrumento para os nós futuros profissionais da educação, pois é através dele que desenvolvemos um conjunto de atividades para formação, pesquisa e prestação de serviços à comunidade, que  proporcionou-me com o estágio a compreensão da realidade escolar e educacional, a aquisição do conhecimento e vivencia de projetos pedagógicos, construindo experiências significativas de aprendizagens e relacionar teoria e prática, pois é colocando na pratica os nossos conhecimentos  que aprimoramos  nossas técnicas para a docência, contribuindo  para o desenvolvimento dos conhecimentos  adquiridos em sala de aula da faculdade, para tanto apresento o meu relatório de estágio supervisionado como nota do trabalho semestral curso, apresentado como exigência parcial para obtenção do certificado de Graduação/ Especialização em Licenciatura em Letras e  - para educação do Centro Universitário Jorge Amado- Campos do Comercio.           
           Este trabalho vem sendo construído por Carlos Magno Reis dos Santos, graduando no 6ºsemestre de 2014.2, tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas como práticas decorrentes durante o Estágio Supervisionado no curso de especialização em  Letras com Inglês, realizado na Escola  Azevedo Fernandes , localizada à Rua do Açoguinho, no bairro do Pelourinho -Centro, em Salvador- Bahia. Minhas  observações vem sendo realizadas com a turma de alunos  do Ensino 1º ano Eixo  formação do EJA , ensino  do turno noturno, com o intuído de observar como os aspectos   da pratica de ensino da Disciplina da Língua Inglesa no aspecto linguístico e gramatical, como é trabalhada atualmente na sala de aula. O memorial tem a supervisão da minha digníssima Orientadora  Gina Teixeira , como  regente da disciplina na UNIJORGE- Universidade Jorge Amado. E na escola   sob orientação da Professora Lavinia Batista, da qual fiz as observações das aulas no Ensino EJA, além da coordenadora Rosita do turno Noturno e também com apoio da Diretora Maria Celia.  A investigação teve início aos 13 de Outubro de 2014 de Outubro de 2014 até o dia 14 de Novembro do presente ano.
 
(LOGO VEM A PARTE DA JUSTIFICATIVA PENSO SER DE FUNDAMNETAL IMPORTANCIA PARA QUE O TRABALHO TENHA BASE E PROPOSTA DE FUNDAMNETAÇÃO, QUE SERVIRÁ PARA NOSSO OBJETIVO GERAI E ESPECIFICOS ,PALTADO É CLARO NOS PCNS E TEORICOS ESTUDADOS  NO UNIVERSO ACADEMICO.)

5.1- JUSTIFICATIVA
Temos consciência de que o ensino   visa transformar a escola em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. E todo projeto pedagógico tende alcançar uma demanda real, de um interesse do aluno.  Para a realização do mesmo é preciso conhecer o problema, analisar, refletir sobre os dados nas diversas disciplinas, envolver a escola e a comunidade numa tentativa de transformar (com os dados discutidos, criar estratégias para a resolução do problema.
 
Atualmente, a escola e a comunidade em geral sofrem com a evasão dos alunos em relação à maior parte das disciplinas, aos valores e à própria educação, e o compromisso consigo mesmo. Apesar da classe ser em sua maioria composta por jovens e adultos, que supõem deveriam corresponder com as aulas.
  Uma pesquisa dentro do no entorno escolar e no próprio PPP, aponta que os discentes têm uma lacuna no âmbito da leitura, o que, consequentemente influencia no momento de escrever, isto se torna mais um desafio para o professor e aplicação da disciplina. Dentre as dificuldades observadas pode-se destacar: Falta do hábito de ler;  Leitura mecânica; Ausência de interpretação do que leem;  Articulação das palavras corretamente; dificuldade de se expressarem oralmente; que leva consequentemente a dificuldades maiores em leitura e compreensão da matéria de língua estrangeira.  É válido ressaltar, que essa problemática é decorrente dos descompassos nas  séries fundamentais  afetando o aprendizado no EJA   
         Penso que as experiências em sala de aula de Língua Inglesa na  EJA,    pode ser
constatado   o grande desafio enfrentado diariamente pelo professor do ensino de língua estrangeira devido aos inúmeros problemas presentes neste ambiente.
         Será então a leitura interativa e construtivista se seguida com as competências bem aplicadas trará uma oportunidade para se lidar com esta situação, procurando fazer com que os alunos passem a ver a escola como um local agradável e a se comportarem de maneira mais motivada e interessada.
( Essa são proposta de Paulo Freire e outros...) (...)
Pretende-se registrar o que poder nesta investigação, para que como futuro professor possa  desenvolver habilidade junto  ao/com os alunos, orientando-os nos diversos tipos de leitura além de inserir atividades de diversos tipos que provoquem o interesse desses alunos ao estudarem a disciplina de língua estrangeira principalmente sintam prazer.  (...)
 
Diante do exposto, surge a necessidade de se trabalhar em sala de aula intensamente com atividades que envolvem a leitura e escrita de maneira prazerosa, a fim de tentar minimizar as dificuldades encontradas.

NESTA ETAPA SEGUI A FUNDAMENTAÇÃO QUE DEVE SER TEORIZADA COM BASES TAMBEM NAS LDB E PCNS
POIS SÃO EXIGÊNCIAS PARA OS DOCENTE QUE PRETENDEM SEGUIR A CARREIRA DE ENSINO. E TOMEI COMO INSPIRAÇÃO PARA PESQUISA ALGUNS TEÓRICOS COMO:  VYGOTSK/ PAULO FREIRE  e outros... TEORICOS QUE POR SINAL ERAM SEMPRE SITADOS POR NOSSA ORINETADORA.

FUNDAMENTAÇAO TEORICA

1 - FUDAMENTAÇÃO TEORICA

           Sendo o Estágio Supervisionado I, de caráter observatório, segue as norma do (PCNs 1998) e exigências da  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) Art. 65, Art. 82, Parecer CNE/CP 9/2001 e respectiva Resolução, Art.61 da LDB
           Logo, deve acontecer na interação que se faz mediante o estagiário e o professor regente relacionado a experiências, de acordo com os fundamentos dos princípios teóricos estudados e aprendidos e sequencia didática do ensino da Língua Inglesa no período das aulas do curso de letras. Havendo a necessidade da realização da experiência pratica de estagio investigativo em sala de aula, como fator importante e indispensável. A partir dessa necessidade será   possível perceber, nas várias situações do professor-alunos, aluno-aluno o quanto é ainda é superficial a interação entre as classes, isto é a participação ativa nas aulas. A partir dessa observação pensei na possibilidade de mediar, enquanto educador, os conhecimentos interdisciplinares, que é fundamental para todos, acreditando ser o primeiro passo para um aprendizado democrático. Será  nosso papel como futuro educador na disciplina, ter a responsabilidade de fazer com que haja um aprendizado significativo, baseado na visão progressista de Paulo Freire- Educador. Aprender e ensinar enquanto disciplina da Língua Inglesa, na escola varia entre o ensino e aprendizado, por exemplo a pratica de ensino tem que transitar em níveis do conhecimento do aluno com os quais se operam as práticas da linguagem; na mediação do professor.
           A aprendizagem de línguas estrangeiras, compreendida como um direito básico de todas as pessoas e uma resposta a necessidades individuais e sociais do homem contemporâneo – não só como forma de inserção no mundo globalizado, mas também, principalmente, como forma de promover a participação social –, tem papel fundamental na formação dos jovens e adultos. A língua estrangeira permite o acesso a uma ampla rede de comunicação e à grande quantidade de informações presentes na sociedade , baseados nos PCNS
             O aluno é sujeito da ação de apreender aquele que com e sobre o objeto do conhecimento. E o segundo elemento é o conhecimento discursivo – sistema linguístico- que implica praticas sócias de linguagem, e o terceiro elemento é a pratica educacional do professor e da escola  que organiza a condição entre o sujeito e objeto do conhecimento.
            Este objeto de ensino da aprendizagem é o conhecimento linguístico o qual o aluno participa das pratica sócias mediada pela linguagem. A organização se dará em situações de aprendizado e requer: planejar situações interativas -  baseadas nas teorias abordadas por  Vygotsky - , organizar atividades que procurem recriar na sala de aula enunciados de outros espaços extra escola.
            Ao professor cabe planejar e dirigir as atividades didáticas com objetivo, apoiando o espaço de reflexão do aluno, tematizando assuntos linguísticos e gramaticais em função dos alunos.
Partindo desse princípio penso baseado no estudos teóricos, a respeito do ensino aplicabilidade do ensino da Língua Portuguesa e Inglesa, como deve se dá nas escolas . A gramática é vista com a finalidade de orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em pré-requisitos. O que se vê no ensino da Gramática nas escolas era visto apenas na compreensão de ensino estava baseado para a finalidade de obter um padrão eficiente de fala e escrita- seguindo uma tradição tanto da L.P e L.I.  Esse padrão que segue em muito ainda os parâmetros normativo que impôs durante muitos anos uma maneira de engessar a pedagogia escolar com a linguagem inteiramente centrado no ensino de regras e classificações, o que causa deficiência nas competências como a leitura, construção textual,  práticas de oralidade.
               Segundo Paulo Freire (1996) educar acima de tudo, precisa ensinar o que os alunos precisam saber, enquanto os alunos sujeito de um contexto histórico, que desperte neles a consciência política e cidadã de ser.
               Com relação ao ensino de língua estrangeira, o professor que não sabe para que se ensina L. Inglesa ao brasileiro acaba por exemplo aplicando aulas voltadas a memorização e nomenclaturas gramaticais, com os Verbos TU BE,  mesmo sabendo que isto para pouco serve, pois ao alunos continuam escrevendo com muita dificuldade e sem compreender a produção de gêneros textuais. 
É preocupante quando a maioria dos alunos do ensino se formação do EJA VI , identifica-se perda considerável na relação semântica, e relação de coerência ( eu mesmo sou um exemplo, só comecei a superar essa deficiências na academia) , consequência de aulas de Língua Portuguesa e Inglesa descontextualizadas, ênfase na gramática . Acredito que atividades voltadas para o letramento em língua portuguesa devem ser desenvolvidas paralelamente ao ensino da língua estrangeira, principalmente o trabalho com gêneros textuais, incentivando os alunos a produzirem textos, de modo a auxiliá-los a escrever ou falar de maneira mais adequada a uma dada situação de comunicação
Segundo Paulo Freire (1996) educar acima de tudo, precisa ensinar o que os alunos precisam saber, enquanto os alunos sujeito de um contexto histórico, que desperte neles a consciência política e cidadã de ser.
Com relação ao ensino de língua estrangeira, o professor que não sabe para que se ensina L. Inglesa ao brasileiro acaba por exemplo aplicando aulas voltadas a memorização e nomenclaturas gramaticais, com os Verbos TU BE,  mesmo sabendo que isto para pouco serve, pois ao alunos continuam escrevendo com muita dificuldade e sem compreender a produção de gêneros textuais. 


É preocupante quando a maioria dos alunos do ensino se formação do EJA VI , identifica-se perda considerável na relação semântica, e relação de coerência ( eu mesmo sou um exemplo, só comecei a superar essa deficiências na academia) , consequência de aulas de Língua Portuguesa e Inglesa descontextualizadas, ênfase na gramática . Acredito que atividades voltadas para o letramento em língua portuguesa devem ser desenvolvidas paralelamente ao ensino da língua estrangeira, principalmente o trabalho com gêneros textuais, incentivando os alunos a produzirem textos, de modo a auxiliá-los a escrever ou falar de maneira mais adequada a uma dada situação de comunicação
Logo é preciso realizar atividades criando situações em que os alunos possam se apropriar e operar sobre a própria linguagem. Será então a partir do que os alunos conseguem intuir nesse trabalho  linguístico, tanto sobre os textos que produzem e o que leem, que eles poderão falar e discutir sobre a linguagem ... ( PCNs 1998)
                        “...Toda educação comprometida com o exercício da  cidadania precisa criar condições para que o aluno     possa desenvolver sua competência discursiva, – a qual reúne competências linguísticas e estilísticas  (PCN´Sp.23)
(.....)

A ETAPA DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFOS ,  APRENDEMOS TAMBEM QUE SÃO PARTES IMPORTANTISSIMA EM PROJETOS, POIS NOS DÃO UM "NORTE" EM TODO TRABALHO, PARA QUE TENHA PROPOSTAS BEM DEFINIDAS , ASSIM TAMBEM COMO FUTURO PROFISSIONAIS DA AREA, DEVEMS SABER TRAÇAS METAS BEM DEFINIDAS QUANDO ESTIVER ATUANDO .

.

 

 -OBJETIVOS  GERAL- ESPECIFICO

          O objetivo deste estágio de observação é perceber como se dá a pratica de ensino e conteúdos  de Língua Inglesa , que está sendo transmitido em sala de aula.  Partindo do ponto que  a pratica de ensino de Língua Inglesa  nas escolas prevalece  ainda a transmissão do ensino dos tecnicista de ensino baseado em das regras da Gramática normativa, de forma solta descontextualizada do texto e realidade das comunidades . Ou qualquer outro “ponto” que eu possa detectar que se possa relacionar ao uso de Língua Portuguesa com Inglês. Tentar analisar também relação entre o conhecimento teórico do professor , se  tem como objetivo refletir sobre os impactos do uso de uma sequência didática em língua inglesa em formação  da Educação de Jovens e Adultos (EJA) , como percepção da pedagogia  para o ensino desse idioma. Minha análise será baseada na proposta desenvolvida pelos teóricos Vygostki ( ) que concebe o Interacionismos, e Paulo FREIRE, inspirador da educação para Jovens e Adultos, como sendo dever da escola a inserção dos alunos nas práticas de linguagem por meio dos gêneros de textos.  E na citação teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007), para perceber a comunicação da linguagem que a concebe como ação.

 

Palavras-chave: EJA. Sequência didática. Língua inglesa. Gêneros de texto. Capacidades de linguagem.

 

Objetivos Especifico:

Investigar e registrar a aplicação da pratica docente em sala de aula; e quais estilos de tendência de ensino é baseada;
Perceber como se dá as atividades de progressão e o perfil pessoal na disciplina de língua inglesa;
Analisar a aplicabilidade  das produções textuais para aluno no  desenvolvimento de suas capacidades de linguagem e discussão;
Perceber o valor didático das atividades de formação na EJA;
Além  de coletar os tipos  material logísticos de ensino do ambiente são operantes ou são um problema ao ensino didático de língua inglesa nesta modalidade;
E contribuir para meu  desenvolvimento como futuro profissional de ensino;
Perceber  os resultados evidenciam se os alunos da EJA tem dificuldades em acionar as capacidades de linguagem na produção de seus textos em ambas, língua materna e em língua inglesa;

 


A SEGUIR VEM A PARTE DO RELATORIO DE OBSERVAÇÃO UNIVERSO ESCOLAR
É TAMBEM UM EXIGENCIA PARA QUE O DOCENTE SAIBA SE SITUAR NO SEU AMBIENTE DE TRABLHO E POSSA FAZER UM LEITURA PELO MENOS ANALITICA E CRITICA SE REALMNETE O AMBIENTE E SEU ENTORNO SE ENQUADRAM DENTRO DA LEIS DA EDCUAÇÃO E SE HA COERENCIA POIS É NESTE LUGAR QUE PARTICIPAREMOS PARTE DO TEMPO ENSINADO.  NESTE MOMENTO O ESTAGIARIO TEM QUE SE MOSTRAR DETALHISTA E FAZER UM RELATORIA QUE CORRESPONDA A REALIDADE ESCOLAR, LEMBRANDO DA ETICA E CONSCIENCIA PARA SER REALISTA NO QUE SE PRETENDE.
 
ATA : Memória Do Primeiro Dia, 13/10/2014, Observação Do Ambiente Escolar
1-No primeiro Dia – 13/10/2014
1.1-Nos primeiros   momentos do estágio supervisionado de observação, foi realizado com o intuito de conhecimento do ambiente escolar e entrega dos documentos para Estagiar na turma de formação do EJA IV, período Noturno; às segundas-feiras, para assistir as aulas da disciplina  de  Língua Inglesa , na qual fui recebido pela Diretora Maria Celia que autorizou meu estagio, e aguardei para ser apresentado à regência da Professora Lavinia Batista , a qual me acolheu. Para assistir as aulas no horário de funcionamento das 18; 30 às 20:30, sendo uma aula na noite, com intuito de observar a prática de ensino,  e levar experiência como futuro professor na realidade de sala de aula. Diante disso como foi estabelecido pelo minha Orientadora da disciplina de estagio supervisionada, que ao chegar à escola analisasse tais aspectos como:  ambiente escolar, documentos pertencentes a instituição que regularizam o funcionamento da mesma, que eu assistisse as Aulas e se possível promover uma entrevista com professor, aluno, para com isso construir o meu material de estágio.  Parti então para   caracterização da Instituição, após ser recebido, porém senti um pouco de preocupação por parte da coordenação! Ela me informou que a estrutura pedagógica, baseia-se no currículo e no Projeto Político Pedagógico (PPP). Porem a coordenadora me informou que talvez houvesse uma reformulação.  Nesta Instituição de Educacional Pública do Ensino Médio na modalidade de  porte, e formação do EJA , noturno ,com capacidade para atender cerca de mais ou menos duzentos  alunos por turno, disponibiliza vagas nos três turnos e suas instalações oferecem:   laboratório de informática -porém não foi possível acesso interno.    oito salas de aulas, um sala de áudio-vídeo de pequeno porte, cozinha cômoda , depósitos, área para apresentação, percebi que o ambiente interno não é bem iluminado,  notei que  isso era um agravante para os alunos; a escola tem sala de professores, salas de direção, vice-direção , sala de arquivo, secretaria, sanitários masculinos e femininos (distribuídos pelo prédio ), sanitário de funcionários, dois bebedouro no corredor e um na sala dos professores, e um espaço pequeno  para atividades extracurriculares. Os recursos materiais da escola constam televisores em cada sala, um computador para a secretaria, um  computador  para a  direção . Existe também sala de leitura de espaço pequena para que os alunos possam estudar e fazer as suas leituras em um local.    


-No segundo Dia-15/10/2014
Dei prosseguimento a visitação, registrando caracterização dos serventes, funcionários, direção e demais agregados (âmbito geral). Sua classe é composta por alunos  da classe popular, e moradores  do bairro e da redondeza do Centro Histórico.  O Pelourinho  é considerada uma das áreas em que classe se misturam, habitações que compõe  mistura de casarões com prédios antigos, área na sua maior parte tombada como Patrimônio Histórico pela UNESCO.  Existe um boa urbanização, comercio , apesar dos casarões condenados , convivência com o perigo  ao redor das drogas, que influencia a  violência. Porém, os serventes, funcionários, corpo docente, equipe gestora e demais  tentam manter um  âmbito  geral  que parece apresentar  um senso  de cooperação  mútua  trabalho em equipe, visando  o bem-estar a eficiência e bom funcionamento de todo ambiente escolar.
Ainda no âmbito escolar durante o estágio, pude observar  que os alunos do EJA na sua maioria, são pais e mães de família, que durante o dia estão trabalhando no mercado formal e informal , e muitos se concentram no Pelourinho, local de multiculturalismo e turismo, propicio para a aprendizado de outros idiomas, apesar   da escola não possuir uma  de  boa estrutura física tecnológica, em contrapartida possui um ambiente que poderia favorecer o intercambio do ensino da Língua Inglesa ,ampliando o repertorio linguístico em sala de aula, se trabalhada  dentro da pedagogia construtivista e interacionista , haveria um salto de qualidade no aprendizado dos alunos, acompanhado de aulas intra-classe  e extraclasse e projetos. Se o projeto político pedagógico da escola tem como objetivo oferecer aos educandos temas para reflexão  que os ajudem na sua vivência  social e ater  um pensamento  crítico e ativo. Percebi que esses pontos podem ser melhor discutidos e aplicados.  
Durante este momento de relatório, observei que a escola não possui um espaço dos mais estruturados, mas pode se tornar um modelo se houver mais investimento logístico. O que dentro do PPP- pedagógico que poderia contribuir muito para a qualidade do aprendizado dos alunos, acompanhado de aulas intraclasse e extraclasse e projetos. O projeto político pedagógico do escola tem como objetivo oferecer ao educando temas para reflexão  que os ajudaria na sua vivência  social e a aguçar  um pensamento  crítico e ativo. Com isso, poderia ser discutido e trabalhado questões apresentadas pelo mesmo, o que está diretamente relacionadas à  garantia de práticas de ensino construtivista relacionado as aplicação das  disciplinas.

Seque  logo após a construção de relatório em sequencias das aulas presencias  com o acompanhamento da regente. E o como estagiário temos que apenas assistir as aulas registrando tudo que acontece desde a chegas a escola até o termino, mas se detendo na didática e interpelação professor-aluno e aluno-aluno.  E sendo fies no que iremos registra para compor nosso memorial o qual servirá para também compararmos as pratica pedagógicas se conferem com as novas Politicas da Eucação e nos basearmos  nas fundamentações teóricas.    

Nesta etapa o estagiário também resistra em caráter de ATA o memorial, comoponda dara/horário/ quantitativo de alunos / conteúdo de ensino e suas pratica, como se fosse um relatório jornalístico (....)


FIS A MINHA AVALIÇÃO QUE É O PONTO DE FECHAMNTO , REGISTRNADO A MINHA CRITICA COM COERENCIA E ABRANGENCIA PARA QUE POSSAMOS REFLETIR SOBRE AS PRATICA DOCENTE


-AVALIAÇÃO  


Ao final desse estágio supervisionado foi possível  assimilar que , o que aprendemos na sala de aula da universidade nem sempre é aplicado na prática e será um desafio diário Pude perceber  as diferentes perspectivas em relação à aprendizagem no que diz respeito a aplicabilidade do ensino é constante cruzamento que se dá entre alunos e  professores, percebi que preciso me capacitar mais e mais , e estou seguindo no caminho correto para chegar ao meu objetivo maior, me tornar um professor. Contudo, sei que tenho que me destravar de alguns problemas que acredito interferir nesse processo, Sei que as escolas nem sempre são aparelhadas como deveriam, nem sempre os alunos tem suas demandas também , mas o que entendi é que basta o professor querer fazer o seu trabalho de maneira a construir um ambiência reciproca entre aluno e mostre que eles podem usar os ensinamentos no dia a dia, que eles apoiam o seu professor e fazem juntos da sala de aula um ambiente prazeroso e proveitos, onde a educação se estabeleça como um todo. E sei que galgarei espaços para poder proporcionar ao aluno o melhor para poder aprender, farei o possível para proporcionar aos meus futuros alunos uma aula interessante e que todos saiam com a satisfação em aprender.

AGRADECIMENTOS A DEUS MINHA FONTE DE INSPIRÇÃO E A MINHA DIGNISSIMA COORDENADORAS : PROFª ESP. GINA MARIA ; COORDENADORA DO CURSO : MARIA LAURA PITITINGA.



E não esquecendo dos referencias bibliográficos , nos quais nos baseamos para realizar o projeto de estagio. 

 

REFERÊNCIAS  BIBLIOGRAFICAS



http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/projeto-politico-pedagogico-ppp-pratica-610995.shtml

PCNs; Projeto Político Pedagógico/ Língua Portuguesa

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Tradução de CAMARGO, Jefferson Luiz. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1999.


BAGNO, Marcos. Dramática da língua portuguesa. Tradição gramatical, mídia & exclusão social. São Paulo: Edições Loyola. 2000.

FREIRE. Paulo, Vídeo Documentário e entrevista, Editora Paulos

 BRONCKART, 2007

 

 





 



 
 













 


   

Um comentário:

  1. Carlos Magno,
    Seu portifólio , apesar de estar num suporte organizado, se apresenta de forma um pouco desorganizada, pois suas reflexões acerca de nossas aulas não estão datadas, contendo só objetivos de minhas aulas ,sem sua opinião. Está com escrita confusa, sem clareza. Em um diário reflexivo se pretende refletir sobre, acho que faltou isso: Clareza e objetividade. Mas, espero que no próximo semestre você consiga fazer , sem atropelos, este protifólio, dar continuidade, com mais consistência,ok?
    sds,
    Gina Teixeira

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